quarta-feira, 21 de julho de 2010

Softwares basicos para voce carregar no seu pendrive, celular ou cartão de memoria.

Você está longe de casa e precisa de um computador. Se você não tiver um notebook na sua mochila ou algo parecido, o jeito é recorrer a um PC público ou à máquina de um amigo ou familiar. O computador pode até trazer o mesmo sistema operacional que você usa, mas as configurações e, principalmente, os programas instalados variam muito.
O que fazer, então, quando você quer usar seu programa favorito e ele não está instalado? Baixar o aplicativo e instalá-lo, claro. Mas pense bem, você gostaria que adicionassem programas ao seu computador sem o seu consentimento?
Em uma situação dessas, o melhor que se tem a fazer é sacar um pendrive do bolso e usar o seu espaço – melhor ainda se ele estiver recheado de programas úteis! O Baixaki  resolveu facilitar a vida e separou para você diversos softwares que podem ser colocados no pendrive e utilizados em qualquer PC, sem precisar de instalação.
Os 
melhores para seu pendrive
Aplicativos de escritório
Muita gente pode dizer que não há suítes de escritório que se comparem aos aplicativos da Microsoft. A verdade é que o Open Office é um dos mais completos pacotes de aplicativos para edição e criação de documentos que já foi criada. De código aberto, possui a versão em português sob o nome BrOffice Portable.
A versão portátil possui os mesmos programas da versão instalada em HDs. Há softwares para edição de textos, organizador de planilhas, apresentações de slides, criação e manutenção de bancos de dados, criação de desenhos vetoriais e fórmulas matemáticas.
BrOffice
Também é muito importante possuir alguma ferramenta que permita a visualização de documentos salvos no formato PDF. O Baixaki recomenda o programa Foxit PDF Reader Portable. Ele é um dos aplicativos mais rápidos para a decodificação de arquivos e ainda permite a criação de bookmarks e anotações.
Tradutores
Não há como dizer que você nunca teve dúvidas em algumas palavras de outros idiomas. Isso acontece com todo mundo, por isso é muito importante sempre ter ao alcance alguma ferramenta de tradução ou dicionário que permita sanar todas as dúvidas rapidamente, evitando que o problema perdure.
Lingoes
Portátil e completo, o Lingoes garante um enorme banco de dados para satisfazer aos usuários em relação aos mais diversos tipos de palavras. Há um tradutor instantâneo, um enriquecedor de vocabulário e até mesmo lições de pronúncia das palavras existentes nos dicionários.
Edição de música
Um dos editores de som mais completos que estão disponíveis nas centrais de download das comunidades open source é o Audacity. Há versões tanto para Windows, quanto para Linux e Mac, sendo muito útil para realizar edições básicas para podcasts e até mesmo para ajudar na composição de músicas.
Audacity
Logicamente o Audacity não é um software profissional, mas para o que se propõe e com sua leveza, dificilmente algum outro software surgirá. Com o Audacity Portable você pode realizar edições em músicas ou quaisquer outros arquivos de áudio, ideal para quem precisa fazer alterações em documentos de som e não possui o próprio computador próximo.
Player multimídia
Reproduzir vídeos é uma das principais atribuições dos computadores domésticos. Não sem motivo, pois não há quem não goste de passar algumas horinhas assistindo aos filmes favoritos no conforto do lar, ou até mesmo embaixo das cobertas. Mas quem assiste a vídeos no computador, sabe que muitas vezes problemas de compatibilidade podem dar muito trabalho.
SMPlayer
Se você não quer sofrer com isso, uma ótima opção é o SMPlayer Portable. Dispensa instalação nos computadores e ainda possui suporte para vários formatos de áudio e vídeo, inclusive DVDs e arquivos da web. Além disso, também suporta legendas nos formatos SRT, SSA e SUB.
Editores gráficos
As imagens que são encontradas na internet e as fotos que todos têm em seus computadores nem sempre atendem a todas as expectativas do usuário. Antes de colocá-las nos álbuns do Orkut ou nos perfis de Twitter, um ótimo modo de fazer com que elas fiquem mais bonitas é buscar recursos na edição gráfica.
Photoscape
É sabido que o grande mago da edição gráfica é o Photoshop, mas o problema é que uma licença para ele pode ser um pouco cara. Se quer experimentar uma ferramenta gratuita que ainda permite ser carregada em pendrives para ser utilizada em qualquer computador, opte pelo GIMP Portable.
Outra opção gratuita é o Photoscape, uma das ferramentas mais simples de usar. O Photoscape possui várias pré-definições de efeitos, sendo ideal para quem quer editar imagens, mas não possui conhecimentos técnicos para aplicar modificações muito detalhadas.
Jogos
Nos últimos anos, o tipo de jogo que mais cresceu em quesito de audiência é completamente relacionado à música. Jogos de dança e de simulação de instrumentos, como Guitar Hero e Rock Band, estão sempre entre os mais vendidos de todas as plataformas. Para quem quer jogar no computador e não quer pagar por isso, o Frets on Fire é a melhor opção.
Frets on Fire Portable
E se além de jogar no seu computador, você quer poder se divertir em outros computadores, experimente o Frets on Fire Portable. Com ele você pode tocar guitarra nas suas músicas favoritas e continuar batendo recordes por onde quer que passe. Ideal para os gamers e aspirantes a músicos.
Mas se você gosta mesmo é de jogos de ação, a opção certa é o AssaultCube Portable. Um game do estilo de Counter Strike que colocará você com as armas em punho para derrotar as forças do exército inimigo. Roda em computadores mais antigos e dispensa instalação. Perfeito para quem vai passar as férias na casa de quem não tem um computador tão potente.
Cliente FTP
Clientes FTP são especialmente recomendados para usuários que possuem seus próprios websites. Isso porque são programas que permitem a conexão do computador local com um servidor remoto para que os arquivos de uma página sejam alterados e, assim, o site seja modificado para o público.
Em muitas vezes os sites podem ter algum arquivo corrompido e o programador não estar no local de trabalho para corrigir. Por isso é recomendada a instalação do cliente FTP FileZilla Portable em seu pendrive. Mantenha também os arquivos do site sempre atualizados para poder corrigir rapidamente qualquer problema emergencial.
Navegadores
Se você está indo passar as férias longe de casa e não pode levar o seu computador, provavelmente será obrigado a navegar pela internet com o Internet Explorer. Na verdade não há motivos para se preocupar, desde que você possua um pendrive e o leve junto na viagem.
Chrome
Baixe o Google Chrome Portable ou o Mozilla Firefox Portable, de acordo com sua preferência, e instale os arquivos em uma pasta do seu portátil. Assim você poderá levar seus favoritos e extensões para onde quer que vá, sem precisar sofrer com navegadores a que não está acostumado a utilizar – e o pior: em computadores que não permitem a instalação de outros softwares.
Editor de textos e códigos
O Notepad++ é um dos editores de textos mais completos do mundo, mas essa não é a sua principal função. Este programa é também um excelente editor de códigos de programação, sendo muito útil para quem precisa realizar alterações rápidas em códigos de páginas da internet ou programas menos complexos.
Trabalhando com as linguagens C, C++, Java, C#, XML, HTML, PHP, Javascript, ASCII art, doxygen, ASP, VB/VBS, SQL, Objective-C, CSS, Pascal, Perl, Python, Lua, TeX, TCL, Assembler, Ruby, Lisp, Scheme, Properties, Diff, Smalltalk, Postscript, VHDL, Ada, Caml, AutoIt, KiXtart, Matlab, Verilog, Haskell e InnoSetup, o Notepad++ Portable é indispensável para qualquer programador.
Mensageiro instantâneo
Um dos mensageiros instantâneos mais indicados para redes coorporativas, o Skype ganha mais adeptos a cada dia. Muito mais leve do que outros softwares do gênero, ganha pontos por ser simplista e não utilizar muitos recursos gráficos do computador, rodando várias janelas sem problemas.
Se você é adepto do Skype e quer utilizá-lo em qualquer computador, inclusive aqueles que não permitem a instalação de outros softwares, baixe agora mesmo o Skype Portable e deixe-o sempre à disposição no seu pendrive. Com certeza será uma verdadeira “mão na roda” para aqueles momentos emergenciais.
Skype
Ferramenta de compactação
Arquivos compactados são uma verdadeira maravilha para quem não pode enviar emails com muitos anexos, ou mesmo para quem precisa reduzir o espaço utilizado por determinadas pastas e documentos. O problema é que existem vários tipos de compactação, o que pode gerar alguns conflitos no momento de abrir os documentos desejados.
Baixe e instale o 7-zip Portable no seu pendrive e pare de sofrer com isso. Compatível com os mais populares formatos de compactação, o 7-zip pode decodificar arquivos RAR e ZIP sem problemas, além de vários outros tipos de travas menos utilizadas, mas que podem incomodar bastante os usuários que não possuírem um descompactador à mão.
7-Zip 
Portable
Ferramentas para downloads
Nem todo mundo possui uma conexão com a internet que permita downloads rápidos. Por isso quando vão à casa de amigos com conexões supervelozes, muitos usuários ficam com raiva por não poderem aproveitar em seu próprio PC todos aqueles megabits de taxa de transferência para procurar suas músicas favoritas.
Mas é possível levar um pendrive com programas superlegais que permitem isso. Ares Portable (ferramenta P2P) e uTorrent Portable (cliente torrent) são ótimas opções para quem quer usar a internet de outros computadores para efetuar downloads.
uTorrent
Já quem pretende utilizar a conexão para baixar arquivos que estejam em sites de armazenamento podem optar pelo JDownloader, um software leve e prático que possui compatibilidade com alguns dos mais comuns servidores de hospedagem, como MegaUpload, RapidShare e 4Shared.
Gravação de discos
Baixou o que queria, mas na hora de gravar o disco descobriu que seu amigo não possui nenhum aplicativo para a queima de CDs e DVDs? Isso é muito ruim se você não puder instalar nenhum software de gravação no computador alheio, por isso é sempre importante carregar seus próprios programas.
CDBurnerXP
CDBurnerXP Portable garante a gravação de CDs, DVDs, HD-DVDs e Blu-rays. Tudo isso sem precisar instalar nenhuma ferramenta adicional, apenas rodando o aplicativo diretamente do pendrive.

Fonte: Baixaki. Por Renan Roesler Hamann em 16/7/2010