quinta-feira, 22 de julho de 2010

Equipe diz ter achado monumento gêmeo de Stonehenge

Cientistas que vasculhavam a área ao redor de Stonehenge informaram hoje que descobriram uma outra estrutura circular, apenas a algumas centenas de metros do famoso monumento localizado na Inglaterra. Existe algum debate sobre o que foi exatamente encontrado.

A equipe que descobriu a estrutura disse que ela poderia ser formada por postes de madeira, em uma versão circular com material diferente do monumento em pedra. Mas Tim Darvill, professor de arqueologia na Universidade Bournemouth, no sul da Inglaterra, demonstrou ceticismo, ao dizer acreditar que o sítio arqueológico parece mais uma tumba pré-histórica.

Segundo Darvill, o círculo é uma das descobertas feitas ao redor de Stonehenge que "realmente mostram o quanto ainda existe para descobrir e como o sítio arqueológico é grande". "Na sua época, Stonehenge estava no centro de um grande centro cerimonial na Europa", disse o pesquisador. Acredita-se que o monumento de pedra de Stonehenge tenha sido completado há cerca de 3,5 mil anos, embora existam vestígios de que o local era usado há 5 mil anos.

O arqueólogo da Universidade de Birmingham, Henry Chapman, disse estar convencido de que os postes eram fixados em pequenos buracos, e que estes "possivelmente tinham três ou mais metros" de altura, circulando o monumento de pedra de Stonehenge, a uma distância de apenas 900 metros. Chapman diz que o possível monumento gêmeo de Stonehenge deveria ter um uso religioso correspondente ao monumento central de pedra.

Buraco negro no centro da Via Láctea pode ter 'expulsado' estrela da galáxia




 
Ilustração mostra trajetória de estrela, com velocidade 
estimada em 2,5 milhões de km/hImagem mostra caminho da estrela, com velocidade de 2,5 milhões de km/h (Ilustração: G. Bacon/Nasa/ESA)

Astrônomos da Nasa afirmaram nesta quinta-feira (22) que a estrela HE 0437-5439, astro com velocidade de 2,5 milhões de quilômetros por hora, foi expulso da Via Láctea após interação com buraco negro gigante localizado no centro da galáxia.
Utilizando o Telescópio Espacial Hubble, os especialistas acreditam que o corpo celeste, um dos mais rápidos já detectados, era integrante de um sistema com outras duas estrelas, desfeito após aproximação com a singularidade no meio da Via Láctea.

A rapidez do astro é três vezes maior que a velocidade do Sol no decorrer da órbita em torno do centro da galáxia.
 
Buracos negros

Buracos negros são corpos gerados após a morte de grandes estrelas, alguns com milhares de vezes a massa do Sol. Após a explosão das estrelas gigantes, conhecida como supernova, o peso das camadas externas leva à formação de um objeto chamado singularidade, de dimensões ínfimas e com densidade que tende ao infinito.

A gravidade em torno de uma singularidade é tão intensa que nem a luz consegue escapar. Toda informação desta região não consegue ser detectada, uma vez que a velocidade da luz é o limite conhecido para a taxa de deslocamento de qualquer fenômeno.

O buraco negro representa a região em torno da singularidade e a proximidade de estrelas da região pode acarretar destruições ou, como os astrônomos acreditam ser o caso de HE 0437-5439, deslocamentos violentos dos astros.

Fonte: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia

Um "unicórnio" nasceu na Italia e surpeendeu muito os pesquisadores e cientistas, e eu tambem!

O nascimento de um cervídeo com apenas um chifre surpreendeu pesquisadores de um centro de estudos na Itália. O animal foi apelidado de "Unicórnio". Os cientistas acreditam que um defeito genético o fez nascer com um chifre a menos. Seu irmão gêmeo nasceu normal.

O animal é uma corça (também chamado de corço ou de corsa), o menor cervo da Europa, e nasceu há um ano. Só agora, no entanto, suas imagens foram divulgadas pelo Centro de Ciências Naturais da cidade de Prato, perto de Florença.Curioso!


AP

Tela da Soni permite visualizar as coisas em 3D e 360º

As televisões com tecnologia 3D nem bem começaram a ser comercializadas e a Sony, atualmente uma das maiores empresas de tecnologia, já anunciou uma tela capaz de revolucionar ainda mais o mundo da tecnologia. Trata-se da RayModeler 3D display, uma televisão capaz de exibir imagens 3D em 360º.
Objetos como rostos e pessoas são exibidos de maneira realista, dando ao espectador a sensação de profundidade, graças ao mecanismo da visão humana. Isso acontece porque os olhos esquerdo e direito enxergam (naturalmente) imagens diferentes, dando a ideia de que um objeto está mais próximo do que os outros.
Apresentação oficial
Entre 25 e 29 de julho deste ano acontece a SIGGRAPH 2010, uma conferência que reúne as maiores empresas de tecnologia visual presentes no mercado. A 37ª edição do evento ocorre no Los Angeles Convention Center, na cidade de Los Angeles, nos Estados Unidos.
A Sony vai aproveitar a oportunidade para exibir um protótipo da RayModeler 3D display ao público e também para as demais empresas presentes no evento. Os entusiastas que estiverem presentes terão a oportunidade de assistir ao vídeo de demonstração de uma maneira jamais vista.
Características da tecnologia
A RayModeler 3D display promete revolucionar também o mundo dos games. Já imaginou jogar uma partida de Street Fighter com todos os seus amigos em volta da televisão, vendo os golpes dos mais variados ângulo? Seria quase como assistir a uma luta ao vivo!
O mais interessante da televisão é o fato de ela ser extremamente pequena. O protótipo tem 13 cm de diâmetro e mede apenas 27 cm de altura. É quase impossível imaginar que tanta tecnologia possa ser colocada em um aparelho tão pequeno.
Pequeno poderoso!
Sensores de movimento e 3D sem óculos
Embora seja uma televisão 3D, o usuário não precisar utilizar nenhum tipo de óculos ou aparelho para ter a visão tridimensional dos objetos na tela. Todo o trabalho para dar a impressão de profundidade é feito pelo próprio mecanismo de visão humana.
Além disso, a RayModeler 3D display possui sensores de movimento, ou seja, é possível girar a imagem na tela apenas fazendo gestos com as mãos. E a interação não para por aí. O usuário pode conectar o computador à televisão e interagir com personagens de jogos em 360º, desde que o game seja devidamente “preparado”.
Jogo em 360º


Ao que parece, a holografia vai deixar de ser apenas mais um efeito de cinema e passará a fazer parte do cotidiano das pessoas. Outras tecnologias que antes só eram vista em filmes de ficção científica já fazem parte do nosso dia a dia. 
Com a rapidez com a qual a tecnologia vem avançando, o jeito é tentar adivinhar a próxima ideia revolucionária que vai surgir. Os hologramas já estão mais próximos do real, quem sabe agora não lançam um sabre de luz?