domingo, 27 de junho de 2010

Como funfa a tela touchscreen ?! prt.2

Engraçado como a tecnologia entra sorrateiramente na nossa vida. Hoje em dia é muito fácil para as pessoas integrarem ao seu dia-a-dia sistemas novos sem quase nenhum impacto.

Telas sensíveis ao toque não são uma novidade. Caixas eletrônicos usam a tecnologia há anos (pelo menos de alguns bancos). O que é novidade é a presença delas cada vez mais perto da gente, nos celulares, nos tocadores de MP3, no notebooks, aparelhos de GPS, nos monitores dos PCs..........

Essa semana estava conversando com um dos meninos aqui do trabalho sobre o acelerômetro do iPod (que também deve ganhar um post em breve) e ontem, voltando para casa, pensei: "Poxa... tem uma coisa mais óbvia ainda que eu também não sei como funciona..." Era a tela do iPod e do celular. Não sabia como funcionada o sistema de identificação do toque. Eu sabia que eram diferentes, porque se eu tocar na tela com a unha ou com a canetinha do celular, no celular funciona, no iPod não.

Isso porque são sistemas diferentes... Na verdade, na minha pesquisa sobre a tecnologia, descobri que existem 3 sistemas diferentes para toque na tela.

Um deles usa duas camadas metálicas sobre o painel de vidro normal. Uma delas é condutora e outra é resistiva, mantidas afastadas por afastadores. Entre elas, fica passando uma corrente elétrica o tempo todo (quer dizer... enquanto o monitor está ativo) e quando você encosta o dedo, uma camada toca a outra e interrompe a corrente elétrica naquele ponto. A partir daí, o driver da tela identifica as coordenadas do ponto onde a eletricidade foi interrompida e trata mais ou menos como se fosse o clique do botão do mouse. Esse sistema é chamado de Resistivo.

Outro processo é Capacitivo. Nesse caso, temos uma película que armazena carga elétrica colocada em cima do vidro e quando a gente encosta o dedo um pouco da carga é transferida para nós (meio como um choque, mas você não sente porque são pouquíssimos elétrons). Alguns sensores nos cantos do monitor captam essa variação de carga e calculam as coordenadas, passando a informação para o driver como no sistema Resistivo. Talvez esse seja o sistema que o iPod usa porque, neste caso, você não consegue fazer o aparelho entender o toque com qualquer objeto. Na verdade, até agora, não vi funcionar com mais nada que não fosse o meu dedo (ou alguma parte do corpo mesmo...). Mas não achei nada na Internet confirmando...

O último tipo é o sistema de Onda Acústica Superficial. Neste, dois transdutores (um receptor e um emissor. Aliás... transdutores são dispositivos que transformam um tipo de energia em outro, tipo, temperatura em corrente elétrica...) são colocados em cada direção (vertical e horizontal) do monitor juntos com refletores (que enviam sinais elétricos de um transdutor para outro). O transdutor receptor informa se a onda foi perturbada por um evento de toque em qualquer instante e o localiza. É o que eu acho que o meu celular usa, mas não consegui achar nada na Internet confirmando...

Bem... isso foi o que eu entendi, pelo menos... como sou uma mera Bacharel em Ciência da Computação, posso estar muito enganada... hahaha

Mas é isso aí... Basicamente, é assim que funcionam as telas touch screen. Muito legal, ? Eu achei... agora preciso descobrir como funciona o acelerômetro...

Como funfa a tela Touchscreen ?! prt.1

Touchscreen, também chamado de ecrã táctil (ou tela sensível ao toque, no Brasil) é um tipo de tela sensível à pressão, dispensando assim a necessidade de outro periférico de entrada de dados, como o teclado. Funciona também como filtro para as radiações do monitor e elimina a electricidade estática.

A película táctil pode ser activada com a pressão de um dedo ou de uma caneta de feltro (sem tinta). Este ecrã é ideal para jogos, para desenho no computador, ou outras actividades pedagógicas. São especialmente utilizados em PDAs e em terminais bancários de distribuição de dinheiro.

O ecrã táctil integrado utiliza a melhor tecnologia táctil - o infravermelhos - que dispensa calibrações e a facilidade de utilização reduz o tempo de cada transacção e permite um rápido treino dos empregados. O SurePOS 500 foi também desenhado para utilizar a Solução IBM SurePoint (monitor de ecrã plano) como um segundo monitor opcional para mostrar o recibo, passar mensagens de marketing ou outros dados da aplicação do POS.

Um ecrã multi-táctil reconhece múltiplos pontos de interação simultâneos, frequentemente incluindo também a pressão de cada um independentemente, assim como a posição. Isso permite gestos e interação através de vários dedos ou mãos, aumentando a qualidade da utilização do ecrã, contribuindo para a manipulação direta através de gestos intuitivos. Dependendo do tamanho do ecrã, alguns dispositivos suportam mais de um utilizador no sistema simultaneamente. A técnica está presente desde 1982 com o trabalho pioneiro da Universidade de Toronto e Bell Labs.

Mundo Jovem Geek Evolution x2

E ai pessoal !!!
To aqui pra avisa que agora o blog Mundo Jovem Geek está em fase de evolução, isso mesmo.

Em fase de evolução? Como assim ?

Vo explica.

Esses dias eu estava no meu Ninho de Rato, como chama minha mãe, mas eu chamo de quarto mesmo... penssando em posts, mas lembrei que o mundo jovem geek não está tendo muitas visitas diarias como o esperado. Porque sera? ( penssei eu )
...
Passou-se quase 2 horas, eu eu la martelando ( panssando) ainda porque que o Mundo não estava tendo tantas visitas, quando derrepente ( sei lá se e assim que se escreve derrepente...) caiu uma maça em minha cabeça ( não, mentira não caiu nenhuma maça na minha cabeça, até porque não tem um pé de maça no meu quarto) e do nada eu penssei que poderia ser por falta de..... ( fugiu a palavra) propaganda, NOSSA!!! QUE ÓBVIL!!! , maas... como eu poderia fazer essa dita propaganda ??? Revirei o Google dos pés a cabeça e não achei nada, simplesmente nada !!!

Mas tão rapido como o Black Bird ( 1º avião supersonico pra quem não sabe) veio em minha cabeça a palavra "ORKUT" CLARO!!! COMO EU NÃO PENSEI NISSO ANTES !!!
Fui lá e fiz um orkut pro Mundo ( Mas háá, que chique) ÓÓÓóóó ...
Agóra quando voce quiser fazer um pedido de matéria, é so voce entrar no orkut e mandar um recado para o Mundo, ( tomara que isso de certo) que tão rápido quanto o Black Bird a matéria desejada estara postada no Mundo Jovem Geek .

Okrut> http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=9195086303663366905

Háa, já ia esquecendo, tem tambem o msn, que na verdade é meu mas serve tambem.

MSN>>> joao_01001010@hotmail.com

Vlw galéra... Podem fazer o pedido de matéria desde agora !!!

Nanotecnologia

A nanotecnologia é a capacidade potencial de criar coisas a partir do mais pequeno, usando as técnicas e ferramentas que estam a ser desenvolvidas nos dias de hoje para colocar cada átomo e cada molécula no lugar desejado. Se conseguirmos este sistema de engenheria molecular, o resultado será uma nova revolução industrial. Além disso, teria também importantes consequências económicas, sociais, ambientais e militares.
Aquando Eric Drexler (FOTO) popularizou a palavra "nanotecnologia", nos anos 80, referia-se à construção de máquinas à escala molecular, de apenas uns nanómetros de tamanho: motores, braços de robô, inclusive computadores inteiros, muito mais pequenos do que uma célula. Drexler passou os seguintes dez anos a descrever e analisar esses incríveis aparelhos e a dar resposta às acusações de ficção científica. No entanto, a tecnologia convencional estáva a desenvolver a capacidade de criar estructuras simples à escala reduzida. Conforme a nanotecnología se converteu num conceito aceite, o significado da palavra mudou para abranger os tipos mais simples de tecnologia à escala nanométrica. A Iniciativa Nacional de Nanotecnologia dos Estados Unidos foi criada para financiar esse tipo de nanotecnologia: a sua definição inclui qualquer elemento inferior a 100 nanómetros com propriedades novas.

Fála-se com frequência da nanotecnologia como uma "tecnologia de objectivos gerais". Isso deve-se ao facto de que na súa fase madura terá um impacto significativo na maioria de industrias e áreas da sociedade. Melhorará os sistemas de contrucção e possibilitará a fabricação de productos mais duráveis, limpos, seguros e inteligentes, tanto para a casa, como para as comunicações, os transportes, a agricultura e a industria em geral.
Imagine-se dispositivos médicos com capacidade para circular na corrente sanguínea e detectar e reparar células cancerígenas antes de que se estendam.

Imagine-se o que seria "encolher" todo o conteúdo da Biblioteca Nacional num dispositivo do tamanho de um cubo de açúcar. Ou então desenvolver materiais dez vezes mais resistentes que o aço e com apenas uma fracção do peso. - U.S. National Science Foundation

Tal como já aconteceu com a electricidade ou os computadores, a nanotecnologia melhorará em grande medida quase todas as facetas da vida diária. Como tecnologia de objetivos gerais, porém, teria um uso duplo, ou seja, teria múltiplas aplicações comerciais e também militares : seria possível produzir, por exemplo, armas e aparelhos de vigilância muito mais potentes . A nanotecnologia representa, portanto, incríveis vantagens para a humanidade mas também graves riscos.

A base da nanotecnologia é o facto de que não só oferece produtos aperfeiçoados como também uma ampla variedade de melhores meios de produção. Um computador pode fazer cópias de ficheiros de dados; basicamente tantas cópias como quisermos a um custo muito reduzido ou mesmo inexistente. Pode ser apenas uma questão de tempo até que a fabricação de produtos se torne tão barata como a cópia de ficheiros. Aquí reside a verdadeira importância da nanotecnologia, por isso é vista às vezes como " a próxima revolução industrial ".

Seria possível condensar o poder da nanotecnologia num aparelho, na aparência simples, chamado nanofábrica, cheio de minúsculos processadores químicos, computadores e robôs e que poderia ir colocado no seu computador pessoal. Os produtos seriam fabricados directamente a partir dos projectos e, portanto, tratar-se-ia de um processo rápido, limpo e barato.

A nanotecnologia não só permitiria a fabricação de produtos de alta qualidade a um custo muito reduzido como também a criação de novas nanofábricas com o mesmo custo e velocidade. É mesmo por essa capacidade única de auto-reprodução (para além da biologia, evidentemente) pelo que a nanotecnologia se denomina " tecnologia exponencial ". Refere-se a um sistema de fabricação que, por sua vez, seria capaz de produzir mais sistemas de fabricação-fábricas que produzem outras fábricas- de maneira rápida, barata e limpa. Os meios de produção poder-se-iam reproduzir exponencialmente. Portanto, em apenas umas semanas, poderiamos passar de um reduzido número de nanofábricas para vários bilhões. Constitui, então, um tipo de tecnologia revolucionário, transformador, potente mas também com muitos riscos - ou vantagens - potenciais.

Quanto tempo demorará a ser uma realidade? Os analistas mais prudentes falam num período de 20 ou 30 anos a partir de agora, ou ainda mais tarde. No entanto, o CRN receia que possa acontecer muito antes, provávelmente durante a próxima década. Isto é devido ao rápido avanço das novas tecnologias como, por ejemplo, no campo da óptica, nanolitografía, mecânoquímica e criação de protótipos em 3D . Caso chegar tão rápido, talvez não estejamos prontos e poderia ter graves consequências.