terça-feira, 8 de junho de 2010

O segredo do I7

Antes de mergulhar nesse mar de bits, é importante entender um conceito fundamental. Quase todo processador pré-Nehalem possui um sistema de comunicação chamado FSB (Front Side Bus), ou barramento. Ele trabalha em uma frequência, medida em Mhz. Quando a CPU faz um pedido à memória (ei, cadê aquele cálculo que deixei aí?) via FSB, primeiro a requisição chega ao chamado North Bridge, um controlador próximo ao chip que faz a tradução do pedido para a memória. Depois o Bridge devolve a resposta, também decifrada, para o processador. Esse processo leva tempo (depende da freqüência de operação do FSB) e tornou-se um gargalo com a evolução das memórias, cada vez mais velozes.

Um dos maiores pulos do gato da nova arquitetura foi trazer o controlador da memória, o tal North Bridge, para dentro do chip. A concorrente AMD já havia feito isso em sua linha A64, mas cometeu alguns erros de design fatais. A Intel aprimorou o conceito e aposentou o FSB. Os Core i7 têm dois barramentos: um para ligar o processador à RAM e outro de entrada/saída, que faz a comunicação com os outros dispositivos do micro. Assim, o desempenho melhora por dois motivos. Primeiro, porque agora há caminhos independentes para o tráfego de dados. Depois, porque o acesso à memória ficou mais veloz, pois o chip não é mais obrigado a conversar antes com um controlador externo, o North Bridge.

O novo barramento se chama QuickPath Interconnect (QPI) e oferece dois caminhos (transmissão e recepção dos dados) para o chip se comunicar com outros dispositivos ou processadores – no caso de servidores com mais de um i7 instalado.

O controlador integrado suporta três canais de memória. Cada canal pode ser formado por um, dois ou três pentes de memória RAM no padrão DDR3, o único aceito. Em resumo, isso gera um ganho de desempenho de 50% em relação à arquitetura com dois canais (dois ou quatro pentes), como é hoje. A expectativa é que muitas placas-mãe para i7 tenham seis bancos (slots), ou seja, três canais. Com isso, um consumidor extremamente exigente poderá ter uma máquina com incríveis 12GB de memória (6 pentes de 2GB). O ideal é instalar três ou seis pentes no PC, para gerar o máximo de desempenho.

O desenho interno do processador também mudou. Os Core i7 são “single die” (blocos únicos). Dentro de cada bloco, ficam os quatro núcleos (cores), o controlador da RAM e a cache – uma memória de altíssimo desempenho junto aos núcleos. Há três níveis de cache. O L1 é separado para cada núcleo – 32KB para dados e 32KB para instruções, ou 256KB ao todo (64KB vezes 4). No nível seguinte (L2), há mais 256KB por núcleo, totalizando 1MB (1024KB). Por fim, o L3 de 8MB é compartilhado por todos.


Essa hierarquia de memórias cache serve para agilizar o trabalho dos núcleos. As instruções mais urgentes vão para a L1. A L3 serve como uma cópia de segurança da L2, replicando os dados desta. Assim, se um núcleo precisa da mesma informação que outro, ele busca nessa biblioteca pública em vez de perder tempo fuçando na prateleira particular de outro core.
Outro recurso interessante é o “Turbo Boost”. Ele permite que cada núcleo ativo aumente sua freqüência de operação, em incrementos de 133Mhz por vez, até atingir o limite térmico e elétrico determinado. Isso funciona tanto para colocar o processador a todo vapor, como para ele economizar energia quando não há muito trabalho. A idéia é que as versões do i7 para notebooks sejam capazes de zerar o consumo dos núcleos desocupados.

Cada núcleo de um i7 pode cuidar de duas tarefas (threads) ao mesmo tempo. Assim, o sistema operacional pensa que está trabalhando com oito núcleos. Isso é especialmente útil com aplicativos desenvolvidos para dividir as tarefas entre eles.

Por fim, mudanças no modo como os núcleos tratam as instruções (as ordens dos aplicativos) permitem que os Core i7 processem, na maior parte do tempo, cinco comandos por ciclo, em vez de quatro dos antecessores.

A arquitetura Nehalem

A arquitetura Nehalem, a base da família de processadores Core i7, é considerada pela Intel um dos maiores avanços dos últimos anos e faz parte da filosofia “tick-tock” da fabricante. Explicando: o “tick” foi a mudança do processo de fabricação de 65nm (nanômetros) para 45nm. A primeira família dessa geração foi chamada de Penryn. O “tock” é a Nehalem – o redesenho interno do chip. O próximo “tick” é uma nova redução no tamanho dos transístores, que terão 32nm.

Intel Core I7

O chip Intel Core i7 é o mais novo rebento de uma família de “gênios” da computação. O primeiro da linhagem foi o 4004, chip lançado em 1971 e usado numa das primeiras calculadoras eletrônicas. O 8008, de 1974, estreou num computador. Depois veio o Intel 8080, empregado num PC da IBM em 1982. Ainda nos “sobrenomes” de números, houve o 80286, depois o 80386 e o 80486. O “sobrenome” do Core i7 é Nehalem (o nome dado à arquitetura do chip).

Apesar de serem todos da família Intel, os chips são muito diferentes de uma geração para outra. A capacidade de processamento do Core i7 é tremendamente maior. Enquanto o 8080 tinha 6.000 transistores, o Core i7 tem 731 milhões deles.
Em relação aos chips atuais, o Core i7 tem a vantagem de suportar três canais de memória. Isso gera um ganho de desempenho de 50% em relação à arquitetura com dois canais.

Cada núcleo de um i7 pode cuidar de duas tarefas (threads) ao mesmo tempo. Como ele tem quatro núcleos, o sistema operacional pensa que está trabalhando com oito núcleos.

LCD e Plasma, quais as diferenças ?


Hoje em dia as TVs de LCD e de Plasma são sonhos de consumo de muitos brasileiros, felizmente os preços cairam perante os originais, e a tendência é continuar caindo.

Qual é a melhor tecnologia ?

A resposta é: Depende.
Alguns critérios podem te ajudar a chegar a uma conclusão, o primeiro é o lugar aonde o seu televisor vai ser instalado.

Ambiente claro, com muita luz vinda de fora ? Então o LCD irá se sair melhor, mas, não espere o mesmo nível de contraste precisão de cor que nem os aparelhos de plasma.

Se você é do tipo "super exigênte" com a imagem e tem uma iluminação do ambiente controlada ? Então talvez o plasma te deixe mais feliz. Só que, além de ter um tempo de vida útil, o plasma exige mais cuidado que o LCD.

Explicadas a tecnologia, vamos agora ao ponto forte e características de cada modelo.

O Plasma funciona como milhares de lámpadas fosfluorescentes em miniaturas que quando carregadas emitem gases de luz ultravioletas que em contato com o fósforo geram a imagem. Desta forma, os píxels só são ligados quando necessários.

Já na tela LCD funciona como se tivesse uma lâmpada de luz branca e brilhante estivesse acesa o tempo todo por trás da tela e cada pixel permite ou não a passagem da luz.

Na prática isso significa que a TV de Plasma emite menos lux e por isso acabam tendo imagens mais opacas se colocadas em ambientes externos ou bem iluminados. Já as LCDs possuem vantagem se colocada nesse tipo de ambiente.

Comentários por aí dizem que a TV de Plasma tem um tempo de vida útil curto, mas novos aparelhos chegam a ter vida útil de até 100 mil horas, o equivalente a 33 anos se ligadas somente 8 horas por dia, nada mal não é ?

Outra característica do plasma é de não emitir muita luminosidade, as cores acabam se tornando muito mais vivas, outra vantagem é a correção de cores, tendo as gamas de cores perfeitas.

Testes realizados por institutos de certificação de produtos apontavam que em relação ao consumo de energia, as telas de LCD levam vantagem. Mas pelo o que podemos contatar nas TVs modernas é que isso ja é passado.

Hoje, o consumo de ambas as telas são praticamente os mesmos. Por outro lado, o LCD tinha a desvantagem de não ser uma tecnologia apropriada para grandes monitores, hoje em dia a tecnologia prova ao contrário. É possível encontrar hoje, TVs tão grandes quanto as de plasma.

Há também um outro assunto que é bem comentado quando o assunto é TVs de Plasma e LCD, o efeito burn-in, ou seja, aquelas manchas deixadas na tela por imagens estáticas, isso também pareçe ser cada vez mais coisa do passado.

As TVs LCD apresentavam um problema que encomodava e muito à aquelas pessoas que gostam de assistir programas com imagens bem dinâmicas. Uma corrida de Fórmula 1 por exemplo, nos primeiros modelos é possível perceber uma espécie de fantasma em movimentos mais ágeis, mas isto também é coisa do passado.

Uma coisa é certa, tanto as de LCD quanto as de Plasma evoluem sem parar. Mas qual é a melhor ?

Se você tem um ambiente com luz controlada, a TV de Plasma é a ideal e tem desempenho superior. O problema é nem todo mundo tem um ambiente tão controlado assim, portanto a LCD acaba levando uma certa vantagem.

Notebook e Netbook, afinal, quais as diferenças ?


Na hora de comprar seu computador novo, você deve ter bem em mente para que você vai ter de comprá-lo e quanto está disposto/tem a gastar.

Muita gente hoje em dia confundo os Netbooks com os Notebooks. Ou pelo menos não sabe a finalidade de um Netbook.

Está certo que não podemos exagerar no processamento de um netbook, mas para tarefas ele serve e muito bem.

Imagine aquela pessoa em que carrega seu notebook pra lá e pra cá, para cima e para baixo, mas utilizam basicamente para acessar emails, editar textos e apresentar trabalhos.

Muito bem, para que levar um notebook, que muitas vezes pode carregar informações sigilosas e muito preciosas ?
Por que correr o risco de carregá-las para todos os lados ?

E outra, geralmente os netbooks são integrados com díscos SSD que não sofrem perda ou dano nos dados ao levar pancadas.
Uma outra vantagem dos netbooks neste caso, eles são bem menores que um notebook, e como se ainda não bastasse, é bem mais barato que o notebook.
Suas baterias chegam a durar 8 horas, dependendo o modelo, o que indica que você não precisa nem levar carregador para o se trabalho.

Imagine que seu filho goste de computação, dê um netbook, que sai mais barato e é mais resistente e aguentam as pancadas em que as crianças sempre dão em equipamentos desse tipo.

Para pessoas que vão ter o primeiro contato com a tecnologia, os netbooks são ideais, além de ser barato, desempenham as funções em que as pessoas querem, acessam a internet, servem como plataforma para o envio de emails, funcionam como editores de textos e geralmente possuem webcam integrada para bate-papos online.
Tudo o que os navegadores de primeira viajem esperam de um computador.

HEhehe agora com todas essas vantagens você deve estar pensando: "Mas então vou me voltar para a compra de um netbook ao invés de um notebook", certo ?
Pois bem, agora vou mostrar umas vantagens deste grandalhão.

Ultimamente para quem busca portabilidade e desempenho, os Notebooks e os Desktops PCs estão praticamente com o mesmo preço, então, para que comprar um desktopo se eu posso economizar um bom espaço e ter uma boa portabilidade com um notebook ?

Se você gosta de assistir a vídeos em alta definição, trabalhar com edição de fotos, assistir a seriados no computador e trabalhar com conteúdo multimídia, o notebook tem a medida certa!

O processador Atom que vem nos netbooks, não foram feitos para esse tipo de atividade, apesar de até terem os requerimentos em alguns casos.

Por isso digo que o netbook e o notebook se complementam. Um para atividades mais pesadas e o outro para estar conectado em qualquer lugar, por meio de um dispositivo pequeno sem ter medo de perder aquela infomação valiosa.

Microsoft e Linux Foundation juntas finalmente


A Microsoft e a Linux Foundation que sempre "jogaram" em timas opostos, assinaram uma carta a propósito de mudanças no fundamento de licenciamento de software nos Estados Unidos, fixados pelo American Law Institute – ALI.

A união dessas duas gigantes do software não teve nenhuma prática, já que o ALI não aceitou as propostas. Mas funcionários das empresas ficaram muito satisfeitos com a iniciativa.

O vice-presidente corporativo da Microsoft, Horácio Gutierrez, disse em seu blog que acha positivo a aproximação entre as duas organizações tão diferentes para tratar da indústria do software e seus desenvolvedores.

Já o diretor executivo da Linux Foundation, Jim Zemlin, defende que as propostas da ALI pode afetar o mercado de software, parte que anda muito bem atualmente, segundo ele.

Mas que seria interessante seria a unção dessas duas gigantes tão diferentes, mas que não ocorra a unificação do software mas que as duas andem lado a lado aprendendo uma com a outra.

Fãs desesperadas: puberdade tardia revela que Luan Santana é uma menina

Milhões de fãs do fenômeno da música sertaneja Luan Santana acordaram hoje se perguntando se vivem um pesadelo. O jovem cantor sul-mato-grossense, considerado o salvador da decadente indústria fonográfica, descobriu que carrega em seu corpo material genético compatível com o de uma mulher.



Após um exame de rotina realizado na última quinta-feira, Luan foi avisado pelos médicos que algo estranho havia acontecido na aferição dos resultados. Novos testes foram realizados sem conclusões definitivas. Foi quando um dos médicos decidiu fazer um exame pouco ortodoxo. Luan foi levado até uma loja de bolsas e sapatos caros, e deixado lá com um cartão de crédito com limite de 8 mil reais. Luan não só estourou o limite do cartão como, na chegada ao shopping, não foi capaz de fazer baliza para estacionar o carro numa vaga de quatro metros de comprimento. No almoço, em uma churrascaria, comeu uma salada e pediu um brownie de sobremesa. De acordo com o Manual Merck de Confusão de Gênero, esses dados são inquestionáveis. Luan é mesmo mulher.

O exame confirma a suspeita que pairava há alguns meses sobre o cantor de “Meteoro” e “Minha Boca Você não Beija Mais”. Algumas fãs, como a auxiliar de manicure Keythiellen Miranda, não mostraram surpresa ao receber a notícia. “O Luan nunca teve pêlos no corpo, e sempre teve um quadril meio avantajado. Vou continuar ouvindo as músicas dele. Acho que é só mudar ‘ela’ por ‘ele’ nas letras e tocar a vida”.

Segundo a mãe de Luan, a família já suspeitava. “A gente não falava nada para não influenciar. O sonho do pai sempre foi ter um filho homem. Infelizmente, não deu. Agora é torcer para ele virar lésbica. Parecer com a Thammy Gretchen ele já parece”.

Final Fantasy XIII pode ser último game do gênero na Square Enix

Em entrevista à Edge, Yoichi Wada, presidente da Square Enix, disse que Final Fantasy XIII pode ser o último jogo do gênero na empresa.

"Eu acredito que Final Fantasy XIII será algo especial e bem-recebido pelo público. Mas não sei se vamos continuar fazendo games assim. A nossa equipe deveria seguir adiante e criar experiências condizentes com as novas gerações", declarou. "Eu realmente acredito que a equipe de Final Fantasy poderia criar algo completamente diferente, mas no momento está muito focada na audiência que já temos", completou Wada.


O jogo foi lançamento em dezembro no Japão, vendendo 1,6 milhão de unidades. O lançamento ocidental aconteceu em 9 de março.