sábado, 26 de junho de 2010

Sucesso da Apple atrai olhares desconfiados de concorrentes

Enquanto os fãs da Apple formavam filas diante das lojas para o lançamento da quarta versão de seu iPhone, na manhã de quinta-feira, a posição da empresa parecia nunca ter sido melhor. E não se trata apenas do iPhone. As vendas do computador tablet iPad são igualmente fortes, e a Apple recentemente ultrapassou a Microsoft e se tornou a maior empresa do setor de tecnologia, por valor de mercado.

Mas à medida que sucesso segue sucesso, a empresa se apanha em posição intrigante. Como concorrente sempre em desvantagem no setor de tecnologia, a Apple estava acostumada a ser desdenhada e a servir como alvo de zombarias de concorrentes maiores e de mais sucesso, a exemplo da Microsoft ou Dell. Agora, com frequência cada vez maior, a companhia está sendo vista por concorrentes e observadores do setor como propensa a praticar abusos de mercado.

Companhias como Google e Adobe acusaram a Apple de usar deslealmente a sua influência a fim de excluir tecnologias desenvolvidas por elas do iPhone e iPad. E alguns criadores de aplicativos se preocupam com o controle rígido que a Apple exerce sobre os seus aparelhos, ainda que muitos deles estejam fazendo fortuna com a popularidade dos dispositivos fabricados pela companhia.

Nenhum comentário: