domingo, 27 de junho de 2010

Como funfa a tela Touchscreen ?! prt.1

Touchscreen, também chamado de ecrã táctil (ou tela sensível ao toque, no Brasil) é um tipo de tela sensível à pressão, dispensando assim a necessidade de outro periférico de entrada de dados, como o teclado. Funciona também como filtro para as radiações do monitor e elimina a electricidade estática.

A película táctil pode ser activada com a pressão de um dedo ou de uma caneta de feltro (sem tinta). Este ecrã é ideal para jogos, para desenho no computador, ou outras actividades pedagógicas. São especialmente utilizados em PDAs e em terminais bancários de distribuição de dinheiro.

O ecrã táctil integrado utiliza a melhor tecnologia táctil - o infravermelhos - que dispensa calibrações e a facilidade de utilização reduz o tempo de cada transacção e permite um rápido treino dos empregados. O SurePOS 500 foi também desenhado para utilizar a Solução IBM SurePoint (monitor de ecrã plano) como um segundo monitor opcional para mostrar o recibo, passar mensagens de marketing ou outros dados da aplicação do POS.

Um ecrã multi-táctil reconhece múltiplos pontos de interação simultâneos, frequentemente incluindo também a pressão de cada um independentemente, assim como a posição. Isso permite gestos e interação através de vários dedos ou mãos, aumentando a qualidade da utilização do ecrã, contribuindo para a manipulação direta através de gestos intuitivos. Dependendo do tamanho do ecrã, alguns dispositivos suportam mais de um utilizador no sistema simultaneamente. A técnica está presente desde 1982 com o trabalho pioneiro da Universidade de Toronto e Bell Labs.

Nenhum comentário: